sábado, 28 de junho de 2014

RIO DE JANEIRO - AQUI COMEÇOU AS QUADRILHAS JUNINAS DO BRASIL


GALERA EU O SEGUINTE, EU NÃO QUERO AQUI FAZER QUALQUER COISA QUE POSSA GERAR BRIGA OU ALGO DO TIPO EM RELAÇÃO AS QUADRILHAS JUNINAS DO BRASIL".

SEMPRE VEJO UNS COMENTARIOS DE PESSOAS QUE NÃO SABE NADA DO MOVIMENTO JUNINO E CRITICA O NOSSO ESTILO DE QUADRILHA JUNINA " SALÃO" E ATE MESMO O NOSSO ESTILO DE DANÇAR.

FIZ UMA PESQUISA NA INTERNET E DESCOBRI O SEGUINTE:

A quadrilha foi introduzida por Brasil durante o período colonial, 1530, pelo aparato Militar da época e fez bastante sucesso nos salões brasileiros a partir do século XIX, principalmente no "Rio de Janeiro" a partir de 1808, sede da Corte.2 Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música. A sanfona (Acordeon, campestre), o "triângulo" (aste de Ferro em forma de triângulo, e um bastão de mesmo material, instrumento de percussão metálico) e a "zabumba" (Tambor de grande dimensão em raio e de pouca altura, origem Militar) são os instrumentos musicais que em geral acompanham a quadrilha. Também são comuns a viola( Violão, campestre) e a chamada Rabeca ( o Violino, campestre).

Também existe outro tipo de quadrilha chamado de quadrilha de salão, que apareceu bem mais tarde em 1820, no Reino Unido. Na quadrilha de salão há 12 tipos de destaques, viúvos, noivos, florista/floricultor, sinhozinhos, xodó, sinha-moça e sinho-moço, padre, rei, príncipes (geralmente 2 a 3 casais), marcador, puxador e narrador.Em algumas quadrilha a tambêm príncipe e princesa e rei ou rainha. Na quadrilha de salão há também um tema. A quadrilha escolhe qualquer tema,e pode haver o casal tema da quadrilha.Os integrantes da quadrilha dançam com um lenço em cada mão (qualquer cor) de aproximadamente 80 cm.A forma dos meninos dançarem é batendo o pé de forma rápida,e as meninas cruzando as pernas e movimentando os lenços.É comum na entrada da quadrilha jogar estalinhos.

ENTÃO POR FAVOR.....

SE VC HOJE E FELIZ COM SUA QUADRILHA TENHA MAIS RESPEITO AO "RIO DE JANEIRO"

POR QUE FOI AQUI QUE COMEÇOU O QUE HOJE E A SUA, A MINHA, A NOSSA PAIXÃO.

"O SÃO JOÃO"

SAUDAÇÕES JUNINAS.

Nenhum comentário: