terça-feira, 19 de junho de 2012

GONZAGÃO DO PAVILHÃO 2012

Apresentação foi no Rio de Janeiro, durante inauguração da mostra 'Meu Padinho Padre Cícero'
A quadrilha Gonzagão, do Pavilhão do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro,  se apresentou no domingo (17) para uma multidão de pessoas, no final da cerimônia de inauguração da exposição Meu Padinho Padre Cícero – Em cada casa um oratório, em cada quintal uma oficina. A solenidade contou com a presença do ministro interino da Cultura, Vitor Ortiz.
O organizador da quadrilha junina, Douglas Amaral, disse que o centro já fala por si só. “O espaço precisa fomentar os grupos folclóricos. Aqui é um pouquinho de tudo que tem lá no Nordeste.  É o que acontece na região, em cidades como Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Mossoró (RN), onde têm grandes campeonatos de quadrilha”, afirmou.
Preparação
Segundo Amaral, os ensaios começam em janeiro, durando, em média, quatro meses e meio para fazer esse que é o maior São João do Rio de Janeiro. “Os ensaios são semanais, em São João de Meriti”.
Formada por um grupo de jovens, filhos de barraqueiros, a maioria deles não trabalha e não frequenta a feira com frequência. “Este é um trabalho social que fomenta a cultura, tirando-os das más companhias, além de apresentá-los à cultura nordestina”, disse o organizador.
Amaral explica que “hoje os jovens sabem quem é Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Alcymar Monteiro e Elba Ramalho porque eles ouvem essas músicas e gostam, o que é muito legal”.
Aos visitantes e turistas que estão na cidade para a Rio+20, Douglas Amaral convida-os a conhecerem o centro nordestino. “Eles vieram aqui para o Rio de Janeiro, mas vão conhecer o Nordeste”.
Matéria relacionada:










Um comentário:

Quadrilha Junina Gonzagão disse...

Muitas alegrias com essa galerinha!!!

2012 vamos com tudo GONZAGÃO.
"Oi balançando as paredes, dentro do Pavilhão, e adivinha quem é é a quadrilha GONZAGÃO.GOOONNN, ZAAAA,GOOONNNZZZAAAAAAGGGGÃÃÃÃOOOO!"